quinta-feira, 21 de agosto de 2014

onde estavas no 25 de abril de 1974?!

Onde estava...como era a minha vida? ...
Abril é um mês lindo...nem muito calor nem frio. 
Estava na minha amada Angola
A vida caminhava num passo tranquilo, tudo era belo, em casa meu marido nossos filhos ,  Uma casa como tantas outras ... A vida na fazenda era tranquila, muito trabalho mas sem stress, começava bem cedo o nosso dia... às 5h30 dia já se fazia notar lá em casa. 
Era a alvorada.  a preparação do café da manhã, ou mata bicho como era conhecido. Leite, pão, manteiga e doce... De seguida iam distribuir trabalho entre o pessoal. 
O filho a rega o pai analisar a pecuária, se havia crias, novas, preparar o banho, as vacinas,  enfim muita coisa há a fazer,.. trabalho duma fazenda onde a pecuária também era expressiva eram 300 cabeças de gado bovino

 As 10 horas vinham tomar o pequeno almoço. Quase sempre de garfo e faca A semana estava a decorrer normalissíma. 
Depois de um dia de trabalho havia o habito de ir ouvir as noticias do "puto"..( termo utilizado para falar de Metrople).algo havia de novo que nos deixava entre feliz e amedrontada, algo havia no ar...Revolta dos cravos assim diziam, tudo era novo mas sem saber compreender o que ao certo nos alertava .

Numa absoluta ignorância  de tudo ouvia  ávidos , os relatos que faziam, já temendo que tudo não passa-se de algo falso e enganador....mais tarde compreendi o que me alertava, mas da pior forma
 um ano depois, percebi o que me tinha alertado... sem saber porquê, as casas dos Europeus foram todas saqueadas, a minha também não tinha feito nada errado , mas nossas vidas estavam desfeitas ,todo o trabalho de uma vida ficou reduzido a nada.
 Já passaram muitos anos mas ainda sinto uma angustia estranha a relembrar o que vivi... sempre trabalhei, e ver-me sem nada com uma casa de família foi duro de ultrapassar.
O tal 25 de Abril, que apesar dos meus medos, tanta expectativa tinha trazido, esta a mostrar ,  que tudo não passou de um embuste, acredito que para alguns ( poucos) tivesse sido realmente feito de boa fé, mas....levou a ruína tanto aqui como lá.
A minha amada Angola  esta em franca recuperação, sempre acreditei naquela terra linda, onde foi tão feliz.
Aqui o 25 de Abril não passou de uma miragem pois  , tudo vai de mal a pior.LR

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial